top of page

Suh Maya ganha notoriedade nas redes sociais e mostra versatilidade como compositora


Suh Maya é o nome artístico de Sumaya El Hage, cantora e compositora de 17 anos, nascida em São Miguel Paulista/SP, descendente de libaneses. A artista começou sua carreira aos 13 anos de idade, fazendo participações em shows de artistas e bandas da região em que morava. Logo depois, começou a gravar e a divulgar covers em seu perfil nas redes sociais. Atualmente, soma mais de 218 mil seguidores no TikTok. Em entrevista exclusiva para o blog Almanaque Sertanejo, a artista contou um pouco da grande visibilidade do seu trabalho através das redes sociais, sobre composições, além das novidades que está preparando.


Quando criança, Suh Maya via em seu irmão, que cantava e tocava violão, sua primeira grande inspiração na música. Ainda bem pequena, começou a fazer aula de violão. Cantando em festas de família, logo foi convidada para fazer participações com artistas locais. Foi o gatilho para saber que era realmente isso que queria para a sua vida. “É indescritível sentir a energia da galera quando você está no palco. Quando subi pela primeira vez e senti a galera cantando comigo, fiquei realizada”.


Aos 13 anos, Suh Maya lançou sua primeira música de trabalho, “Insensível”. Mostrando resiliência e maturidade artística, desde já, durante a pandemia do coronavírus intensificou a divulgação do seu trabalho nas redes sociais. Na plataforma TikTok, especialmente, passou a ganhar grande notoriedade. “Tinha um quadro que as pessoas comentavam cinco palavras e eu tinha que escrever uma música com essas palavras. Foi a partir daí que saíram minhas primeiras composições: “Doutor Velho Barreiro” e “Por causa de você”.


Mesmo sem ter a dimensão comercial, mas, cada vez mais aflorando sua versatilidade e dom em compor, foi chamando a atenção de muitos artistas que a seguiam nas redes sociais, surgindo convites, inclusive, para compor juntos. E, através de um desses convites, em Goiânia/GO, começou a escrever com outros compositores. A música “Sujeira” que conta com a sua assinatura, em parceria, entrou no mais recente DVD da dupla Day & Lara, intitulado “Respeita as Brabas”, gravado em Goiânia/GO, neste ano.


Para compor, Suh Maya tem desenvolvido uma técnica muito peculiar. “Anoto tudo que me chama a atenção. Se estou conversando com amigos, e surge alguma frase legal, interessante, já anoto, e a partir dela, eventualmente, começo a escrever uma música”. Até agora, ela já escreveu mais de 500 composições, e muitas delas podem fazer parte do repertório de muitos artistas.


Sua carreira como cantora solo, também segue a todo vapor. Depois de lançar, em 2021, e trabalhar o primeiro EP da sua carreira, intitulado “Sucesso Nacional”, que contou com as faixas “Amor contra gotas”, “Atrás do microfone” que contou com a participação do cantor Gabriel, que fazia dupla com Zé Henrique, “Sucesso Nacional” – faixa título do projeto – e “Surra de ausência” em parceria com a cantora Mariana Fagundes, novidades estão chegando ainda para o primeiro semestre deste ano.


Sucesso Nacional:

“Em abril vamos lançar uma música, e a nossa ideia é que a cada 45 dias a gente lance uma nova música. E, posso adiantar que dos dois próximos lançamentos, uma delas é composição minha em parceria”. Talento, carisma e humildade são características predominantes que já retratam e potencializam a carreira de Suh Maya e a credenciam como uma das principais artistas a ganhar cada vez mais destaque na música sertaneja.


Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Suh Maya, acesse suas redes sociais:


Comentarios


bottom of page